O que é audiometria tonal? Descubra aqui!

O exame de audiometria faz parte da bateria de testes audiológicos que serve para avaliar a acuidade auditiva bem como a percepção dos sons da fala tais como a discriminação e o reconhecimento vocal. Serve para detectar possíveis alterações auditivas no paciente, principalmente quando há suspeita da perda de audição, mas também como triagem ocupacional.
Segundo pesquisas relacionadas ao tema, aproximadamente 15% da população global adulta possui pelo menos algum grau de surdez, o que reflete a importância do exame de audiometria tonal para detectar as perdas auditivas em homens e mulheres.
Indicações
A audiometria tonal testa o limiar de intensidade de frequências graves, médias e agudas, e outros aspectos relacionados à função do ouvido interno. A perda de audição, geralmente, é causada por fatores como: defeitos de nascença, infecções crônicas de ouvido, doenças hereditárias (como otosclerose e outras), tímpano rompido, etc.
A função do exame é analisar o que o paciente escuta e o quanto ele compreende da fala, ajudando a detectar e diagnosticar causas de sintomas como queixa de dificuldade de audição, ouvido tampado, dor de ouvido, zumbidos e incômodos com som alto, além da prevenção em casos de trabalho com exposição a ruídos severos.
Preparo
Por ser um exame simples e prático, a audiometria tonal não exige preparo específico do paciente para a realização. No entanto, em alguns casos, a única recomendação que deve ser seguida é evitar a exposição a ruídos fortes e constantes, pelo menos 14 horas antes do exame.
Realização
Feito por um audiologista – geralmente um fonoaudiólogo especializado em diagnosticar e tratar a perda auditiva -, a audiometria tonal é realizada dentro de uma cabine isolada, para que ruídos externos não interfiram no resultado do exame.
Utilizando auscultadores especiais, o paciente será exposto a uma variedade de sons ( frequências sonoras) como tons puros e a fala, em intervalos diferentes e em um ouvido por vez, para determinar a amplitude da audição. O audiologista irá instruir e orientar o paciente a levantar a mão ou apertar um botão quando um som se tornar audível, para facilitar a medição.
O exame de audiometria tonal não causa dor ou desconforto e é um exame subjetivo pois depende da resposta do paciente. Após o exame, o paciente poderá retornar normalmente às suas atividades do dia a dia.
Unidade Bauru
Endereço: Rua Antônio Alves, 17-38 / 17-58
Telefone e Whatsapp: (14) 3102-1300

